Teclógica especializa-se em virtualização de servidores. Empresa de Blumenau aposta estabilidade da tecnologia

@ Noticenter

vmware.jpg

A virtualização de servidores ganha cada vez mais espaço no cenário de TI atual, e a Teclógica se destaca rapidamente neste ambiente. A empresa de Blumenau desenvolveu mais de uma centena de projetos na migração e nas adaptações de servidores na tecnologia de virtualização. Segundo o gerente de projetos, Roni Nicoletti, a virtualização é um conceito novo que funciona, basicamente, pela mudança de uma estrutura física para um ambiente virtual. “Nesta modificação, estão contidas diversas vantagens que vão desde a economia até uma maior estabilidade do servidor”, comenta o gerente.

Como opera de forma virtual, esse tipo de servidor é muito mais estável do que um equipamento físico. “Os riscos de intervenções por uma queda de energia, por exemplo, são praticamente anulados”, comenta Roni. Além disso, é possível que numa só unidade da empresa estejam concentrados todos os equipamentos cruciais para seu funcionamento, já que os softwares estarão no ambiente virtual. “Uma das experiências vividas pela Teclógica foi na unificação dos servidores espalhados por toda a América Latina de uma multinacional para um só país com a utilização dos servidores virtuais. O projeto foi um sucesso”, afirma Roni.

A economia gerada pela empresa que adere aos servidores virtuais pode ser sentida através da redução no consumo com energia elétrica para manter vários equipamentos ligados e para refrigerar o ar na temperatura ideal para o funcionamento deles, além da otimização dos recursos de hardware. “Outra grande economia é no que diz respeito ao retrabalho na instalação de softwares em várias máquinas e várias unidades”, comenta Marco Aurélio Neuwiem, gerente de projetos. Ele informa que mais de 40% das empresas americanas já abraçaram a tecnologia.

A facilidade de aumento de capacidade do servidor também é um grande destaque. “Vamos supor que uma empresa solicitou, inicialmente, um servidor que possuísse 2Gb de memória e, ao longo da implantação, constatou-se que a necessidade era o dobro dessa capacidade”, exemplifica Roni. “Bastam alguns minutos de reconfiguração e incremento e pronto. Não há necessidade de abertura e instalação físicas de novos componentes para redimensionar o hardware”.

NOTA FISCAL ELETRÔNICA

Outra situação já vivida pela Teclógica é na migração para atender a um cliente que está se adequando ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). “Para suportar os arquivos gerados pelo novo sistema, nosso parceiro optou pela criação de um ambiente virtual contendo dois servidores virtuais onde serão instaladas as aplicações necessárias para as novas regras fiscais brasileiras”, explica Roni. A escolha desse modelo foi baseada no resultado dos mesmos procedimentos na parte de Nota Fiscal Eletrônica, quando o sistema se mostrou muito confiável e de alta disponibilidade.

O gerente conta que os servidores virtuais possibilitaram a descoberta de todas as necessidades de mudança do sistema ainda na fase de homologação do SPED, graças aos chamados snapshoots. “São espécies de fotografias que registram dados sobre o funcionamento dos servidores virtuais”, diz Roni. “Depois de implantados servidores virtuais, esses dados são recolhidos e só então começam os testes da própria empresa, garantindo a possibilidade de restauração imediata se alguma mudança apresentar problemas”.

CONCEITO DE EMPRESA VERDE É REFORÇADO

Através da adesão virtualização de servidores, as empresas adotam mais um conceito crescente no cenário empresarial: a preservação dos recursos naturais. Marco comenta que graças aos novos processos, há uma grande redução no consumo de energia elétrica para manutenção dos equipamentos funcionando.

“Os servidores que antes funcionavam em diversos equipamentos diferentes agora podem operar com apenas um, o que, além de resultar um ambiente mais organizado física e virtualmente, diminui consideravelmente os danos ao meio ambiente, já que o consumo energético despendido é muito menor”, confirma Roni. “Outro aspecto muito positivo é uma menor carga dos ar condicionados para atingir e manter a temperatura ideal para perfeito funcionamento dos equipamentos”.

Eu tinha de postar o resultado do esforço que o Roni e eu tivemos…

Software

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.