dwa.ind.br – SEO estudo de caso

A DWA é uma indústria de automação situada em Ascurra/SC que desenvolve soluções de controladores de peso, enfardadeira, automação e softwares gerenciadores de empacotamento.

Minha tarefa foi a de aumentar a relevância das buscas efetuadas nos Motores de Busca, de forma especial o Google, para que a expressão “controladores de peso” obtivesse como retorno o referido site.

Primeiramente efetuei um pequeno levantamento que utilizarei como parâmetro:

  1. Efetuei um busca no Google pela expressão “controladores de peso”
  2. Levantei quais foram os resultados que referenciavam o site da DWA
  3. O resultado foi o seguinte:
    1. Pág 4
      1. http://www.aonde.com/
      2. http://www.achei.com.br/
    2. Pág 5
      1. http://www.bahialinks.com.br/
    3. Pág 9
      1. http://br.cade.dir.yahoo.com/

O resultado foi muito pobre já que em nenhum momento houve alguma indicação direta para o site da DWA.

Pois bem as primeiras atitudes para mudar o cenário foram as seguintes:

  1. Inclusão da TAG ALT em todas as imagens relevantes (entenda-se botoões)
  2. Criação de um menu escondido para suplantar a deficiência do menu desenvolvido em flash. Criei um DIV com a propriedade display:none, e especifiquei os hiperlinks literalmente dentro do DIV.
  3. Removi a Splash Screen compulsória
  4. Associei de forma simples o conteúdo da página à TAG TITLE (algumas páginas sequer usavam a tag).
  5. Setei o DOCTYPE (HTML 4.01 Trans)
  6. Defini META-TAGS usuais
  7. Cadastrei o site no Google Analytics
  8. Criei o robots.txt
  9. Cadastrei o site no:
    1. Open Directory Project
    2. Yahoo
    3. MSN

Basicamente isso.

Com o passar do tempo reavaliarei a questão do posicionamento para avaliar se há melhoras.

Espero que sim 🙂

Internet, Weblife, Webstandard

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.