Confira a listagem e veja se você concorda com o ranking:.
1. PC IBM
Com uma marca que se denominava “máquina de negócios” e uma arquitetura aberta que convidava inovações de outras empresas, o PC da IBM transformou a indústria de tecnologia.
2. Navegador Mosaic
Com influência fora da proporção pelo número de usuários acumulados, o navegador Mosaic lançou a era do conteúdo para browsers e a ampla adoção da crescente linguagem reprogramável.
3.Apache
Arquétipo de processo e de sistema de código aberto na internet como conhecemos, o Apache é tanto um projeto em desenvolvimento e uma incubadora para inovações futuras.
4. Processador Intel i386
Definindo um padrão 32-bits e pavimentando o caminho para a virtualização do hardware de desktops em plataformas com múltiplas tarefas, o i386 ainda tem sua sombra (como uma benção) sobre os PCs atuais.
5. Processador XNS
Antes do Netware, da Novell, do Vines, da Banyan, e do 3+, da 3Com, existia a fundação Xerox que “pariu” incontáveis tecnologias no “Ano do LAN”.
6. Kernel do Linux
Se o fenômeno do Linux precisasse ou não ser chamado de “GNU/Linux”, o pequeno kernel que ganharia o nome catalisou uma revolução desdobrada em tecnologia, processo corporativo e mercado.
7. Virtualização VMware x86
Construídos nas fundações técnicas da Intel,o VMware trouxe novos níveis de gerenciamento para tecnologias baseadas no PC e redefiniu o centro de dados corporativo.
8 . Apple Macintosh
Utilizando-se da amigável interface WIMP desenvolvida pela Xerox e dando suporte a ela com softwares inventivos e hardware elegante, o Mac original ainda é a essência da computação moderna.9. PGP
Colocando fortes ferramentas de encriptação nas mãos de qualquer homem, o PGP serviu para enterrar os medos de que a encriptação por usuários comuns seria para sempre uma verdade inconveniente.
10. Portátil Compaq
Mesmo que seus 15,4 quilos possam ser culpados por muitos problemas de coluna, o Compaq Portable criou o moderno escritório ambulante.
11. Adobe PDF e Acrobat
Com inspiradas inovações na plataforma de renderização independente de conteúdo formatado, as tecnologias e ferramentas de PDF da Adobe liberam usuários e processos corporativos dos limites do papel.
12. Lotus 1-2-3
Com suas inovações na interface a usuários, que permitiu o nascimento de processos “veja-e-sinta”, e com um código rápido e limitado que impunha restrições aos padrões “compatibilidade IBM”, o Lotus 1-2-3 era constantemente um argumento convincente para a compra do primeiro PC
13. Cisco IOS
A poderosa plataforma programável da Cisco iniciou um processo de dramático crescimento na inteligências das redes.
14. Ashton-Tate dBase II
Com rigor suficiente para tornar um banco de dados útil e capacidade de programação suficiente para construir novas soluções rapidamente, o dBase II levou substituição de muitos minicomputadores por PCs.
15. Palm Pilot
Com quase toda o minimalismo no estilo Zen da complexidade tanto de software como de hardware, o Palm Pilot não era mais do que usuários precisavam, era exatamente o que eles precisavam.
16. Roteadores 802.11 Linksys
Amplamente usados, espertamente hackeados e facilmente pagos e instalados, hardwares de redes sem fio da Linksys energizaram o tsunami de redes wireless.
17. Shiva LANRover
Único produto de seu setor sem qualquer sombra de dúvida, o LANRover, da Shiva, ainda é um valioso exemplo de tecnologia VPN que tornou redes públicas aptas para transações privativas
18. Phoenix BIOS
O gargalo de um PC “compatível com a plataforma IBM”, a BIOS, da Phoenix, abriu a porteira para desktops clones.
19. Red Hat Linux
Alimentando um modelo de negócios com e energia da revolução Linux, a Red Hat serviu como uma prova de verdade das vantagens do uso do código aberto no ambiente corporativo
21. Network General Sniffer
Chamado de “os lenços Kleenex das análises de redes” pela revista online, o Sniffer, da Network General, definiu o gênero no setor.
22. Lotus Notes
Talvez ainda o melhor exemplo de demonstração de como montar um grupo colaborativo, o Lotus Notes pode ser alavancado novamente após seu criador, Ray Ozzie, ser escalado para substituir Bill Gates, na Microsoft.
23. Microsoft Windows 95
Mesmo com seu batom de 32-bits na boca do porco do DOS de 16-bits, o Windows 95 colocou o mundo da internet online como principal ambiente de computação no desktop do usuário.
24 . Microsoft Office
Juntando os anteriormente separados mercados de editores de texto, planilhas e bancos de dados, o Microsoft Office levou adiante a sinergia para usuários – e para escritores de malware.
25. Nessus
Se a primeira geração de computadores se focava em potência, a segunda geração é tão centrada quanto em proteção – e o Nessus oferece defesa de alto nível para o usuário final nem tão informado.
E você? Concorda?
Em boa parte sim, eu concordo, mas o item 23 não merecia o destaque.
Como sempre, o software foi empurrado guela abaixo. O 24 é apenas uma consequência.