Que Índia, que nada. A cidade de Blumenau, em Santa Catarina, é quem abrigará o primeiro centro da T-Systems a operar em alemão fora da Alemanha.
Inaugurado nesta terça-feira (10/10), o pólo de produção de software offshore, inicialmente, estará totalmente voltado ao atendimento de empresas alemãs que atuem em qualquer parte do mundo – o centro começa focado na indústria automobilística, já com dois clientes globais: a DaimlerChrysler e a Volkswagen.
A escolha da T-Systems por Blumenau não se deu apenas pelo acesso ao idioma alemão por parte da comunidade, mas também por projetos do governo e universidades locais junto a entidades de estímulo capacitação de profissionais no segmento de TI. Massuo Uemura, presidente da T-Systems do Brasil, também destaca a maior lealdade dos profissionais de Blumenau, onde a oferta de emprego é ainda menor do que em grandes centros, como São Paulo.
Lealdade?
Economia de mercado meu amigo: se alguém me paga mais e melhor é prá lá que estou indo… e nem vem com essa hiprocrisia de lealdade…
Mas fico feliz por Blumenau voltar a ser destaque nacional: mesmo que seja dessa forma minimalista.