CMDB Discovery

@ eumigo comigo mesmo

CMDB Discovery

Conforme releases do Baguete e no “Barriga Verde” complemento com o seguinte:

Empresa catarinense disponibiliza gratuitamente aplicativo para função CMDB da biblioteca ITIL. CMDB Discovery já está disponível
Desenvolvido pela Teclógica há cerca de dois anos, o CMDB Discovery agora pode ser utilizado gratuitamente. O software, capaz de encontrar arquivos, softwares e configurações de hardware em todo o parque tecnológico, será disponibilizado gratuitamente por um ano para quem efetuar o cadastro no site do produto.   A

Teclógica, empresa de Blumenau (SC), está disponibilizando a última versão do seu sistema de rastreamento de itens de configuração gratuitamente para os usuários que preencherem o cadastro e efetuarem o download da instalação através do site. O CMDB Discovery foi desenvolvido a partir de demandas internas da empresa para rastrear e atualizar os Itens de Configuração do parque tecnológico próprio e de clientes. “O CMDB Discovery teve como fundamentos as nossas necessidades em mapear e consolidar informações sobre o parque tecnológico nosso e de nossos clientes, e não encontramos nenhuma ferramenta de mercado que nos atendesse com precisão”, comenta Marco Aurélio Neuwiem, gerente comercial.

O sistema está disponível no endereço http://cmdbdiscovery.teclogica.com.br, onde estão também todos os regulamentos para a participação. “O nosso grande objetivo é ouvir o que os usuários terão a dizer sobre o CMDB: as melhorias que podem ser feitas, os principais pontos da ferramenta”, comenta Marco.

O produto da Teclógica apresenta uma característica extremamente funcional que é o tratamento dos dados em formato Multi Clientes, que permite que de uma só máquina seja possível varrer toda a infra-estrutura da empresa ou de seus parceiros armazenando os dados de forma segmentada. O CMDB Discovery ainda armazena todas as verificações em uma única base de dados. Essa funcionalidade permite que sejam registradas as principais informações do hardware e do software instalado em cada Item de Configuração e consultar todas as leituras anteriores armazenadas na base de dados. Todas estas funcionalidades estão disponíveis sem a necessidade de instalação de softwares clientes nas estações a monitorar.

Depois de efetuada a consulta, o sistema faz uma análise automática de hardware e software entre a atual consulta e a anterior, sinalizando as diferenças encontradas na estação lida. “Além desta comparação de cenários, as informações sobre o parque podem ser utilizadas por outras ferramentas. Desta forma vislumbramos a integração com outros aplicativos que atuem com base nas boas práticas do Itil” relata Marco. “Também são possíveis o rastreio e a exclusão de arquivos indesejados ou não permitidos pelo CMDB Discovery”, complementa.

Entre os principais benefícios do CMBD Discovery estão o auxílio ao gerenciamento de incidentes, através da consolidação dos dados das estações e ao gerenciamento de mudanças através da análise de impacto. “Informações quantitativas e qualitativas sobre o parque tecnológico ficam acessíveis e a legalização de softwares através da avaliação de inconsistências do ambiente também”, comenta Marco. “Pode-se utilizar o CMDB Discovery para varreduras por range de IP, Active Directory ou ainda LDAP”, finaliza.

Capivarou!, Software

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.