Uma semana com meu Motorola Milestone: o meu review

@ eumigo comigo mesmo

Vou escrever um pouco sobre estes primeiros 15 dias usando o Motorola Milestone. Leve em consideração que as opiniões consideram que:

  1. Nos últimos 12 meses usei intensamente o Nokia E71 que é um Smartphone EXCELENTE e as comparações são inevitáveis;
  2. Minha rotina profissional me obriga a viajar constantemente entre os estados do RJ, SP, SC e RS;
  3. Fazia muito tempo que eu não tinha um Motorola (saudosismo);
  4. Não tinha a menor idéia do que o Android é capaz;

Dito isto sigamos adiante.

Usabilidade

Iniciar o contato com qualquer telefone novo e desconhecido sempre imputa alguns desafios interessantes, que com o passar do tempo (pouco, é verdade) desaparecem. No caso do Motorola Milestone não foi diferente.

Por estar fortemente acostumado ao E71 que tem um teclado altamente confortável senti muito a diferença – e passadas estas duas semanas continuo sentido: o fato é que o teclado físico do Milestone é muito pobre no comparativo com o E71. Note que na figura abaixo fica mais claro que com o E71 é muito simples manter o contato com o teclado com facilidade usando apenas os ‘dedões’ das mãos. Não é possível fazer o mesmo com o Milestone. A ausência das teclas de acentos (a exemplo de  ´ e ~) também criam um desafio adicional na escrita de SMS’s e E-mail’s (a solução adotada foi a de apertar a tecla que se deseja acentuar e selecionar uma das opções exibidas no popup virtual – segurando o “A” aparece as opções “ã”, “á”, etc…).

De toda forma o visor Touchscreen ‘mata a pau’ – É simplesmente fantástico ter as opções de manusear o dispositivo pela tela ou pelo joystick – Atende todos os públicos.

Bateria

Fazia tempo que eu não tinha problemas sérios, por exemplo não atender um cliente por conta da falta de bateria. E o Milestone me propiciou esta situação. Apesar de existirem consistentes dicas para otimizar o uso de baterias, nem sempre elas são praticáveis. Mas há excessões.

De qualquer forma se você não está habituado a uma vida grudado num Smartphone PREPARE-SE pois as chances de você se decepcionar com a duração são muito grandes.

Android

Ah o Android… não sei iluda demais, o Android é um baita de um sistema operacional e propicia uma experiência praticamente ‘única’ com a possibilidade de manter uma intimadade muito forte com a ‘nuvem’ – Veja que meus contatos antigos (E71) não foram importados para o Milestone e sim diretamente no GMail que em poucos segundos foram refletidos diretamente no meu telefone. FANTÁSTICO. Além disso, ao invés de me preocupar em encontrar alguém no twitter pela interface web da ferramenta os tenho direto no menu de contatos. Isso é muito, muito bom pois posso mandar um tweet ou mesmo um scrap sem precisar logar nos referidos sites.

Filmagem em Alta definição

O Milestone vem com uma camera de Alta definição (HD) embutida o que significa videos com uma qualidade excelente. Mas não acredite que isso implica em fotos melhores. Explico: além do Milestone sempre carrego comigo um Sony Ericsson C902 que é simplesmente muuuuuuuuito melhor do que a experiência com o Milestone. O delay entre o ‘click’ no botão e a efetiva exposição da imagem para a foto é praticamente uma ‘lenda’. Realmente isto carece de um pouco mais de atenção do pessoal da Motorola.

E falando sobre isso, há informações na web de pessoas que compartilham a mesma opinião sobre a mediocridade da camêra.

Musica & Som

Não tenho do que reclamar já que não uso intensamente, mas o fato é que os headphones que acompanham o aparelho são no mínimo ‘sem vegonha’. Não espere nada além do trivial.

Peso e Modem

Tá você não acha que um Smartphone seria leve não é? Pois prepara-se que porque o Milestone não é leve, aliás, nada leve: incomoda na bermuda, no blazer, no bolso da calça ou em qualquer lugar.

Mas lembre-se que mais do que um telefone é ele praticamente um Netbook o que te dá uma flexibilidade que poucos dispositivos te propiciam.

E o modem pra usar com o Notebook? Ah meu amigo, se prepare para decepcionar-se porque SIMPLESMENTE O MILESTONE NÃO TE PROPICIA ISSO NATIVAMENTE. E qual o problema? Bem, para quem usa intensamente um smart essa característica é fundamental já que você usa o telefone para permitir que seu Note esteja na web, o que no caso do Milestone não é possivel nativamente. Apenas com o uso de softwares de terceiros.

E no fim?

Tá bem, digo que se você tiver a oportunidade de comprar um Milestone acredito que será uma boa aquisição – de forma especial se puder pagar a metade do que as lojas na web tem ofertado. 😉

É na vida mesmo!, Capivarou!, Hardware

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.